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Foto do escritorTai Chaves

3 pilares que fazem o sucesso do Inbound Marketing

Atualizado: 18 de set. de 2020

De maneira simples e direta, o Inbound Marketing é uma estratégia que visa dar visibilidade e autoridade para a empresa no universo digital, ou seja, podemos considerá-lo como Marketing de Atração. Mas como essa magia é feita? Por meio da entrega de conteúdos de qualidade, projetado, especialmente, para chamar a atenção dos potenciais clientes da sua marca. Em outras palavras, é o ponta pé inicial para a geração de leads e, por fim, para a construção de relacionamentos com eles.


O Inbound Marketing funciona como uma estratégia autônoma do negócio e seu foco está na descoberta de clientes reais, que preencherão a parte superior do funil de vendas. Falaremos mais nos próximos artigos sobre ele.


Neste artigo, falaremos sobre os 3 pilares fundamentais para o sucesso do Inbound Marketing na sua estratégia de vendas digitais. Conheça eles:


Marketing de conteúdo, Marketing Social e Marketing de busca


A combinação perfeita (se bem implantada, é claro) para converter e adquirir clientes reais. Podemos dizer que estes seriam os 3 pilares do Inbound Marketing, e todos eles merecem sua atenção e cuidado constantes.

Para você entender como funciona e atingir todo o potencial dessa estratégia é crucial que domine essas três técnicas de marketing em sua área de atuação:




Marketing de conteúdo


É como se fosse um grande organismo que faz a árvore florescer, são as raízes. E a árvore é a sua marca que você deseja ver cheia de flores e frutos. Como para cuidar de uma planta, no marketing de conteúdo você precisa de paciência, observância para delimitar as necessidades reais, cuidados constantes e estratégia, afinal não dá para ir colocando todo tipo de adubo, ora muito água, ora pouca água, coloca na sombra, deixa torrando no sol e esperar que alguma coisa, que você depois nem sabe o qual foi, faça ela crescer, não é mesmo?!


Você precisa entender como funciona o mercado no qual está inserido, traçar os objetivos da sua marca, estudar o seu público, criar uma persona etc. para, então, delimitar como proceder e, aí sim, testar a estratégia, entregando um conteúdo de qualidade.


Postagens em blogs, newsletter, vídeos, estudos de caso, etc. são possibilidades de construção da “inteligência” (para ficar chic) da sua empresa, cujo objetivo é entregar valor ao cliente potencial de uma forma educacional ou emocional.


Estatísticas recentes mostram que empresas com blogs ativos recebem 97% mais leads. Assim, faz todo o sentido que 91% dos profissionais de marketing B2B usem o marketing de conteúdo.


Marketing Social: Mídia social


Se entendemos que o marketing de conteúdo é a raiz da árvore do Inbound Marketing, podemos rotular a mídia social como seu tronco. Um tronco bonito e vistoso chama a atenção, não chama? Os pássaros e borboletas fazem a visita ao tronco quando vê ele cheio de vida e espalha as sementes, gerando mais flores e frutos. Você precisa manter o tronco bonito, tirar as folhas secas para facilitar a germinação.


LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram... essas são as plataformas onde seus clientes potenciais “moram” virtualmente. Na delimitação da estratégia que falamos acima você descobrirá qual a casa preferida dos seus clientes. É no LinkedIn? No Instagram? Então, é lá que você também precisa estar.


As mídias sociais não são apenas lugares para descobrir e monitorar leads, elas são, também, uma ferramenta de relacionamento com o seu cliente, por isso não adianta ter um perfil e não responder às pessoas que comentam, mandam mensagens etc. é preciso interagir com o seu público. Eu sei, essa doeu! Mas é uma bronca carinhosa para o seu bem, nada de ficar na zona de conforto, hein!


Independentemente da estratégia escolhida para se aproximar e se envolver com seu público, nunca subestime a importância do Marketing de Conteúdo, pois conteúdo de qualidade é um dos principais motivos pelos quais as pessoas escolherão se conectar com sua marca nas redes sociais.


Marketing de busca (SEO)


O último pilar do Inbound Marketing – o topo da árvore – vai para o Search Marketing, o SEO (Search Engine Optimization). Quanto mais alta a árvore mais fácil de avistá-la, mesmo de longe. É isso que você precisa fazer, deixar sua árvore no topo das pesquisas do senhor todo poderoso Google.


Criar estratégias de SEO a longo prazo para impulsionar o tráfego organicamente ou investir em publicidade no AdWords, por exemplo - para aumentar mais rápido o alcance -, a escolha é sua. O importante é reconhecer que a otimização para os motores de busca também é construída sobre a espinha dorsal de um conteúdo de qualidade com o objetivo de ajudá-lo a obter mais tráfego para o seu site.


Agora que você já conhece os 3 pilares fundamentais do Inbound Marketing, que tal colocar em prática o que aprendeu aqui?


Na Fonte Criativa o Inbound Marketing é rei! Quer saber mais sobre isso entra em contato com a gente, vem descobrir como usar essa estratégia poderosíssima para a sua marca.


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