// GESTÃO DE REDES SOCIAIS
Afrobiz Salvador
O AfroBiz Salvador é uma plataforma online de marketplace de produtos e serviços de afroempreendedores soteropolitanos. Promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador, o projeto contou com uma série de Rodadas de Negócios.
Esses eventos foram direcionados ao protagonismo econômico dos profissionais do Turismo Étnico Afro e tinham o objetivo de conectar os participantes a investidores nacionais e internacionais.
O desafio da AfroBiz
Em julho de 2021, a Fonte Criativa foi a agência digital escolhida para estar à frente das estratégias digitais do AfroBiz Salvador. Uma experiência desafiadora e fantástica, devido a dimensão e impacto da proposta.
Dentro do escopo traçado, a Fonte Criativa buscou fortalecer as conexões com a população local. Para a consolidação das relações de cooperação, abordamos os afroempreendedores cadastrados e selecionados de acordo com a atuação da PRODETUR SALVADOR em conjunto com a Secretaria Municipal de Reparação.
A solução da Fonte Criativa
A primeira ação desenvolvida foi a construção do plano de comunicação online de acordo com os objetivos da plataforma e do projeto. O objetivo principal foi gerar visibilidade e agregar valor ao Afrobiz Salvador, conduzindo a comunidade negra a reconhecer a plataforma como um projeto aliado ao crescimento dos seus negócios.
Um calendário editorial com publicações de valorização dos afroempreendedores foi implementado, usando conteúdos nos formatos de Lives no Instagram com afroempreendedores a postagens sobre:
-
empreendedorismo;
-
marketing digital;
-
cursos;
-
treinamentos;
-
tutoriais.
Campanha #SouAfroBiz
Outro destaque da atuação da Fonte Criativa, foi a construção da campanha #SouAfroBiz. Uma série de vídeos e publicações foram produzidos para divulgar e valorizar os negócios cadastrados no Instagram do Afrobiz Salvador.
Durante a campanha, os afroempreendedores tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias, desafios e vitórias destacando a importância do conhecimento em suas jornadas. Nos conteúdos, demonstramos a integração dos profissionais cadastrados com a plataforma, como eles a conheceram e quais resultados atingiram.
O Instagram do Afrobiz também tem o papel de atrair novos cadastros para a plataforma. Para isso, utilizamos o copywriting em vídeos, publicações e prospecção ativa convidando as pessoas a se cadastrarem.
Naming no Instagram
A Fonte Criativa também foi responsável pela nova estratégia de Naming do Instagram do projeto, visando atrair mais seguidores e deixar o projeto mais expositivo. O antigo usuário do perfil — @turismoafrosalvador — era um dos pontos fracos da conta.
Muitos afroempreendedores acreditavam que o projeto era destinado apenas aos profissionais do Turismo, como guias turísticos e Baianas de Acarajé. Com este direcionamento, elaboramos conteúdos para comunicar a troca do usuário, facilitando a associação com o site — porta de entrada para novos cadastros.
Cobertura das Rodadas de Negócios
Em tempo real, nossa equipe de conteúdo registrou todas as Rodadas de Negócios AfroBiz, cobrindo os afroempreendedores, palestrantes, stands e atividades culturais. Fotos, vídeos, produção de Reels e o pós-evento foram os principais materiais que produzimos.
Além disso, a parceria com as redes sociais da Prefeitura de Salvador, Secult e Prodetur foram essenciais para elevar o nível de confiança no projeto.
Os resultados alcançados
Com as ações da Fonte Criativa, o AfroBiz conquistou muitas pessoas interessadas na plataforma e nas redes sociais do projeto.
As ótimas taxas de engajamento da audiência com o conteúdo e crescimento dos resultados do Instagram da AfroBiz são frutos da identidade visual compatível com o público, planejamento de conteúdo adequado, linguagem simples de ser assimilada e dedicação intensa de todos os envolvidos.
Se você precisa de uma gestão de redes sociais eficiente para o seu negócio, entre em contato conosco.